top of page
Search
ocephtinelocre

Baixe o juz 21 do Alcorão em áudio e texto



Como baixar e instalar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm




Se você estiver usando uma distribuição Linux baseada no Red Hat Enterprise Linux (RHEL) 8, como CentOS, AlmaLinux, Rocky Linux ou Oracle Linux, talvez queira instalar alguns aplicativos úteis do X Window System que não estão incluídos por padrão. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm, um pacote que contém uma coleção de aplicativos X11 comuns.




download xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm



O que é xorg-x11-apps e o que ele contém?




Xorg-x11-apps é um pacote que fornece um conjunto de aplicativos que usam as bibliotecas X.Org X11. Esses aplicativos são principalmente ferramentas gráficas para testar, configurar e exibir informações sobre o X Window System. Alguns exemplos dessas aplicações são:



  • xclock: um simples relógio analógico ou digital



  • xeyes: um par de olhos que seguem o ponteiro do mouse



  • xcalc: uma calculadora científica



  • xclipboard: uma ferramenta para gerenciar a área de transferência



  • xev: uma ferramenta para exibir eventos X



  • xfontsel: uma ferramenta para selecionar fontes X



  • xload: uma ferramenta para exibir a média de carga do sistema



  • xlogo: uma ferramenta para exibir o logotipo do X Window System



  • xmag: uma ferramenta para ampliar partes da tela



  • xmessage: uma ferramenta para exibir caixas de diálogo simples



  • xpr: uma ferramenta para impressão de despejos de janela X



  • xvidtune: uma ferramenta para ajustar os modos de vídeo



  • xwd: uma ferramenta para capturar despejos de janela X



  • xwud: uma ferramenta para exibir dumps da janela X



Você pode encontrar mais informações sobre esses aplicativos em suas respectivas páginas de manual ou no .


O que é rpm e quais são suas vantagens?




RPM significa Red Hat Package Manager. É um sistema de gerenciamento de pacotes gratuito e de código aberto que permite instalar, desinstalar e gerenciar pacotes de software no Linux. O nome RPM também se refere ao formato de arquivo .rpm, que é o formato de pacote básico do Linux Standard Base (LSB).


Algumas das vantagens de usar o rpm são:



  • Simplifica a instalação e remoção de software ao lidar com dependências e conflitos.



  • Ele verifica a integridade e a autenticidade dos pacotes usando assinaturas digitais e somas de verificação.



  • Ele mantém um banco de dados local de pacotes instalados e seus metadados.



  • Ele permite consultar, verificar e atualizar pacotes facilmente.



  • Ele oferece suporte a vários formatos de compactação e métodos de criptografia.



  • É compatível com muitas distribuições Linux e - Suporta vários formatos de compressão e métodos de criptografia.



  • É compatível com muitas distribuições e ferramentas Linux que usam o formato rpm ou seus derivados, como yum, dnf, zypper, apt-rpm, alien, etc.



Você pode encontrar mais informações sobre rpm no .


O que é el8 e quais distribuições Linux o utilizam?




El8 é um codinome para o oitavo lançamento principal do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), uma distribuição Linux comercial desenvolvida pela Red Hat. O RHEL 8 foi lançado em maio de 2019 e introduziu muitos novos recursos e melhorias, como:



  • Um novo console de gerenciamento baseado na web chamado Cockpit



  • Um novo sistema de repositório modular que permite mais flexibilidade e escolha de versões de software



  • Um novo conceito de fluxo de aplicativos que separa os pacotes de espaço do usuário do sistema operacional principal



  • Um novo conjunto de ferramentas de contêiner que inclui podman, buildah e skopeo



  • Uma nova ferramenta de política de segurança chamada osquery



  • Suporte para OpenSSL 1.1.1 e TLS 1.3



  • Suporte para Python 3.6 e PHP 7.2



  • Suporte para Wayland como o servidor de exibição padrão



  • Suporte para Stratis como uma nova solução de gerenciamento de armazenamento local



  • Suporte para NVDIMM como uma nova tecnologia de memória persistente



O RHEL 8 é baseado no Fedora 28 e usa o kernel Linux 4.18. É suportado pela Red Hat até maio de 2029.


Existem também várias distribuições Linux derivadas ou compatíveis com o RHEL 8, como:



DistribuiçãoDescrição


Uma distribuição Linux gratuita e suportada pela comunidade que visa fornecer uma alternativa funcionalmente compatível ao RHEL.


Uma distribuição Linux gratuita e voltada para a comunidade que foi criada como um substituto para o CentOS depois que a Red Hat anunciou que mudaria seu foco para o CentOS Stream.


Uma distribuição Linux gratuita e desenvolvida pela comunidade que foi fundada pelo criador original do CentOS como outra alternativa ao RHEL.


Uma distribuição Linux comercial desenvolvida pela Oracle que oferece compatibilidade binária total com RHEL e inclui recursos adicionais, como o Unbreakable Enterprise Kernel e o serviço Ksplice.


Como baixar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm




Existem duas maneiras principais de baixar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm: usando um navegador da web ou usando wget.


Usando um navegador da web




A maneira mais fácil de baixar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm é usar um navegador da web e visitar o . Você pode então navegar até o diretório que contém o pacote, que é /centos/8/AppStream/x86_64/os/Packages/. Como alternativa, você pode usar a função de pesquisa no site para localizar o pacote pelo nome. Depois de localizar o pacote, você pode clicar nele para baixá-lo em seu sistema local.


Usando wget




Se preferir usar a linha de comando, você também pode baixar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm usando o wget, um utilitário que permite recuperar arquivos da web. Para usar o wget, você precisa saber a URL exata do pacote, que pode ser encontrada no site espelho do CentOS ou usando um mecanismo de busca. Por exemplo, uma possível URL do pacote é:



Para baixar o pacote usando o wget, você pode executar o seguinte comando no seu terminal:


wget http wget


Isso fará o download do pacote para seu diretório de trabalho atual. Você também pode especificar um diretório ou nome de arquivo diferente usando a opção -O.Por exemplo, para baixar o pacote para seu diretório inicial e nomeá-lo como x11-apps.rpm, você pode executar:


wget -O /x11-apps.rpm


Verificando a integridade e autenticidade do arquivo




Antes de instalar o pacote, é uma boa prática verificar sua integridade e autenticidade. Isso garantirá que o pacote não foi corrompido ou adulterado durante o processo de download ou por terceiros mal-intencionados.


Uma maneira de verificar a integridade do arquivo é usar o comando sha256sum, que calcula e exibe o hash SHA-256 de um arquivo. O hash SHA-256 é uma string única e de comprimento fixo que representa o conteúdo de um arquivo. Se dois arquivos tiverem o mesmo hash SHA-256, eles serão idênticos. Se não, eles são diferentes.


Para usar sha256sum, você precisa saber o hash SHA-256 esperado do pacote, que pode ser encontrado no site espelho do CentOS ou usando um mecanismo de pesquisa. Por exemplo, um possível hash SHA-256 do pacote é:


0a5f9c6c9d4f1b0f3a9c3e6a1b5b4f0e3d7a4f6b0e5a9d2c1c6e8a2d9f1c0b3e


Para verificar a integridade do arquivo usando sha256sum, você pode executar o seguinte comando em seu terminal:


sha256sum xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm


Isso exibirá o hash SHA-256 do arquivo e o comparará com o hash esperado. Se forem iguais, o arquivo está intacto. Caso contrário, o arquivo está corrompido ou modificado e você deve baixá-lo novamente de uma fonte confiável.


Outra forma de verificar a integridade e autenticidade do arquivo é usar o comando rpm com a opção -K, que verifica a assinatura digital de um pacote. A assinatura digital é um mecanismo criptográfico que garante que o pacote foi criado por uma entidade confiável e não foi alterado desde então.


Para usar rpm -K, você precisa ter a chave pública do assinante do pacote importada para o seu sistema. A chave pública é um arquivo que contém informações sobre a identidade e validade do signatário.Você pode encontrar e baixar a chave pública no site espelho do CentOS ou usando um mecanismo de pesquisa. Por exemplo, uma possível URL da chave pública é:



Para importar a chave pública usando rpm, você pode executar o seguinte comando em seu terminal:


rpm --import


Isso adicionará a chave pública ao chaveiro do seu sistema, que é um banco de dados de chaves confiáveis.


Para verificar a integridade e autenticidade do arquivo usando rpm -K, você pode executar o seguinte comando em seu terminal:


rpm -K xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm


Isso exibirá informações sobre a assinatura e a soma de verificação do pacote e as comparará com os valores esperados. Se forem iguais, o arquivo é autêntico e verificado. Caso contrário, o arquivo é inválido ou falsificado e você não deve instalá-lo.


Como instalar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm




Depois de baixar e verificar o pacote, você pode instalá-lo em seu sistema. Existem duas maneiras principais de instalar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm: usando o comando rpm ou usando o comando yum ou dnf.


Usando o comando rpm




O comando rpm é a ferramenta de baixo nível para gerenciar pacotes rpm. Para instalar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm usando rpm, você pode executar o seguinte comando em seu terminal como root ou com sudo:


rpm -i xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm


Isso instalará o pacote e seus arquivos em seu sistema. No entanto, esse método não resolve automaticamente quaisquer dependências que o pacote possa ter. As dependências são outros pacotes necessários para que o pacote funcione corretamente. Se o pacote tiver alguma dependência ausente, a instalação falhará e você verá uma mensagem de erro como esta:


erro: Dependências com falha: libXaw.so.7()(64bit) é necessário para xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64 libXmu.so.6()(64bit) é necessário para xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64 libXt.so.6()(64bit) é necessário para xorg-x11-apps-7 .7-21.el8.x86_64 ...


Para resolver as dependências, você precisa encontrar e instalar os pacotes correspondentes que os fornecem. Você pode usar o comando yum ou dnf com a opção whatprovides para procurar os pacotes que fornecem um arquivo ou recurso específico. Por exemplo, para encontrar o pacote que fornece libXaw.so.7()(64bit), você pode executar:


yum whatprovides libXaw.so.7()(64bit)


ou


dnf whatprovides libXaw.so.7()(64bit)


Isso exibirá uma lista de pacotes que fornecem o arquivo, junto com sua versão e informações de repositório. Por exemplo, uma saída possível é:


libXaw-1.0.13-12.el8.x86_64: X Athena Widgets Library Repo: AppStream Matched from: Provide: libXaw.so.7()(64bit)


Você pode então instalar o pacote usando rpm, yum ou dnf conforme descrito abaixo.


Usando o comando yum ou dnf




O comando yum ou dnf é a ferramenta de alto nível para gerenciar pacotes e repositórios rpm. Ele pode resolver automaticamente dependências e lidar com conflitos para você. Para instalar xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm usando yum ou dnf, você pode executar o seguinte comando em seu terminal como root ou com sudo:


yum install xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm


ou


dnf install xorg-x11-apps-7.7-21.el8.x86_64.rpm


Isso instalará o pacote e suas dependências em seu sistema. Ele também verificará se há conflitos com outros pacotes e solicitará que você confirme antes de prosseguir.


Como usar xorg-x11-apps




Depois de instalar xorg-x11-apps, você pode usar os aplicativos que ele fornece em seu sistema. Você pode iniciá-los no terminal digitando seu nome ou no menu gráfico procurando por eles na categoria Aplicativos.


Aqui estão alguns exemplos de como usar alguns aplicativos xorg-x11 comuns:



  • Para exibir um relógio analógico simples em sua tela, execute: xclock



  • Para exibir um par de olhos que seguem o ponteiro do mouse, execute: xeyes



  • Para exibir uma calculadora científica em sua tela, execute: xcalc



  • Para exibir uma ferramenta para gerenciar a área de transferência, execute: xclipboard



  • Para exibir informações sobre eventos X gerados por seu mouse, teclado ou gerenciador de janelas, execute: xev



Para exibir uma ferramenta para selecionar fontes X e copiar seus nomes para a área de transferência, execute: ou o comando dnf com a opção remover. Por exemplo, para desinstalar xorg-x11-apps usando rpm, você pode executar o seguinte comando em seu terminal como root ou com sudo: rpm -e xorg-x11-apps


Isso removerá o pacote e seus arquivos do seu sistema. No entanto, esse método não remove automaticamente quaisquer dependências que o pacote possa ter instalado. As dependências são outros pacotes necessários para que o pacote funcione corretamente. Se o pacote tiver instalado quaisquer dependências que não sejam necessárias para nenhum outro pacote, elas permanecerão em seu sistema e ocuparão espaço em disco. Para remover o pacote e suas dependências usando yum ou dnf, você pode executar o seguinte comando em seu terminal como root ou com sudo: yum remove xorg-x11-apps


ou dnf remover xorg-x11-apps


Isso removerá o pacote e suas dependências do seu sistema. Ele também verificará se há conflitos com outros pacotes e solicitará que você confirme antes de prosseguir. Como posso atualizar xorg-x11-apps para a versão mais recente?




Se você deseja atualizar xorg-x11-apps para a versão mais recente disponível para o seu sistema, pode usar o comando yum ou dnf com a opção de atualização. Por exemplo, para atualizar xorg-x11-apps usando yum ou dnf, você pode executar o seguinte comando em seu terminal como root ou com sudo: atualização do yum xorg-x11-apps


ou atualização dnf xorg-x11-apps


Isso verificará se há atualizações para o pacote e suas dependências e as instalará em seu sistema.Ele também verificará se há conflitos com outros pacotes e solicitará que você confirme antes de prosseguir. Como posso solucionar problemas de instalação ou uso do xorg-x11-apps?




Se você encontrar algum problema durante a instalação ou uso do xorg-x11-apps, tente algumas das etapas a seguir para solucioná-los: - Verifique a saída dos comandos de instalação ou uso em busca de mensagens de erro ou avisos e siga suas sugestões. - Verifique as páginas de manual dos aplicativos em busca de opções, sinalizadores ou argumentos que possam ajudá-lo a resolver seu problema. - Verifique os arquivos de log do X Window System ou os aplicativos para obter informações ou erros relevantes. Você pode encontrá-los no diretório /var/log/ ou em seu diretório pessoal. - Verifique os fóruns on-line, listas de discussão ou rastreadores de bugs do projeto X.Org, CentOS, AlmaLinux, Rocky Linux, Oracle Linux ou outros projetos relacionados para problemas ou soluções semelhantes. - Peça ajuda a outros usuários ou especialistas em sites como Stack Overflow, Reddit, Quora ou LinuxQuestions.org. Como posso obter ajuda ou suporte para xorg-x11-apps?




Se precisar de mais ajuda ou suporte para xorg-x11-apps, você pode tentar algumas das seguintes fontes: - A documentação oficial de xorg-x11-apps, que você pode encontrar no . - Os fóruns on-line, listas de discussão ou rastreadores de bugs do projeto X.Org, CentOS, AlmaLinux, Rocky Linux, Oracle Linux ou outros projetos relacionados, onde você pode fazer perguntas, relatar problemas ou fornecer feedback.- As comunidades online de usuários e entusiastas do Linux, como Stack Overflow, Reddit, Quora, LinuxQuestions.org, onde você pode encontrar respostas, dicas, truques e tutoriais. 0517a86e26


3 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page